domingo, 29 de janeiro de 2012

O regresso do corço

video

O corço, outrora uma espécie com distribuição restrita a algumas zonas montanhosas a Norte do Douro, pode hoje ser encontrado com um pouco de sorte no planalto raiano a Sul deste rio.
Neste vídeo observamos um macho em plena actividade matinal numa zona de carvalhal incluída na vasta mancha que se estende entre Vilar Formoso e Sabugal - Sítio Rede Natura 2000. As condições de habitat e a diversidade de ungulados selvagens podem ser relevantes para a recuperação do lobo na região, criando novas opções tróficas e possibilitando a diminuição do conflito com os criadores de gado.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Uma Presença muito antiga



Desde tempos remotos o Homem utiliza a toponímia para designar locais e para se orientar no espaço que o rodeia. Os zoónimos são muito frequentes na cartografia Portuguesa, servindo como um autêntico testemunho histórico da presença de espécies. Os locais em que o Lobo ocorria foram cunhados pelas populações locais, recordando aos mais esquecidos que a Raia foi desde sempre uma terra lobeira.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

O Blog e o Projecto

O Projecto Lobo na Raia surgiu da necessidade de actualizar o conhecimento acerca do lobo nesta região e desenvolver esforços para a sua recuperação. Este carnívoro, outrora comum no planalto raiano, existe actualmente apenas em baixíssimas densidades, fruto de uma longa perseguição Humana. 
Consideramos que a provável recolonização natural do lobo, forte emblema do Património Natural local, deverá ser apoiada de forma sustentável e tendo em conta a dinâmica social envolvente. A recuperação desta espécie irá enriquecer ambiental e culturalmente o território, favorecendo-o ecologicamente e tornando-o ainda mais apelativo de um ponto de vista ecoturístico. A presença e estabilidade do núcleo lupino fronteiriço (Figueira de Castelo Rodrigo – Sabugal) é fundamental para a recuperação e conservação a médio-longo prazo da sub-população ibérica de lobo a Sul do Douro. Esta região poderá funcionar estrategicamente como uma ponte de conectividade entre os núcleos portugueses e espanhóis a sul deste rio.
Este blog pretende divulgar o património Natural e Cultural da Raia, o lobo e diversas acções levadas a cabo durante a execução do projecto.
O Projecto Lobo na Raia resulta de uma parceria Grupo Lobo/Zoo Logical, colabora directamente com o ICNB e é apoiado pela Fundação Vox Populi.