segunda-feira, 30 de abril de 2012

Cães, Pastores e Lobos



Tivemos o prazer de assistir no Sabugal à exposição cujo cartaz anexámos a este post e gostaríamos de partilhar algumas notas sobre o cão de gado, a pastorícia e como esta cultura foi moldada pela presença de grandes predadores como o lobo.
No nosso país é possível encontrar um vasto património, material e imaterial, relacionado com o lobo - fojos, lendas, folclore, entre outros - no entanto, para além destes testemunhos históricos, existe um legado vivo, fruto da relação ancestral do predador com o Homem: o cão de gado.
Portugal, sendo um país de dimensões reduzidas, possui um número invejável de cães de gado: 4 raças  reconhecidas pelo Clube Português de Canicultura - Cão da Serra da Estrela, Cão de Castro Laboreiro, Cão de Gado Transmontano e Rafeiro do Alentejo - todas seleccionadas pela sua aptidão na defesa dos rebanhos. A presença do lobo contribuiu decisivamente para o aparecimento destas raças e moldou o dia-a-dia dos pastores, enriquecendo de forma única a cultura ligada à pastorícia. O imaginário que todos nós partilhamos, e alguns ainda têm o privilégio de assistir, o pastor a guardar o seu rebanho com cães imponentes, ostentando grandes coleiras de puas, só é possível dentro de uma paisagem cultural partilhada com o lobo. Conservar o lobo é também preservar a cultura ancestral da pastorícia.
Para mais informações acerca dos cães de gado e do projecto desenvolvido pelo Grupo Lobo na doação de cães a pastores consulte este link.

Sem comentários:

Enviar um comentário