quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

O Blog e o Projecto

O Projecto Lobo na Raia surgiu da necessidade de actualizar o conhecimento acerca do lobo nesta região e desenvolver esforços para a sua recuperação. Este carnívoro, outrora comum no planalto raiano, existe actualmente apenas em baixíssimas densidades, fruto de uma longa perseguição Humana. 
Consideramos que a provável recolonização natural do lobo, forte emblema do Património Natural local, deverá ser apoiada de forma sustentável e tendo em conta a dinâmica social envolvente. A recuperação desta espécie irá enriquecer ambiental e culturalmente o território, favorecendo-o ecologicamente e tornando-o ainda mais apelativo de um ponto de vista ecoturístico. A presença e estabilidade do núcleo lupino fronteiriço (Figueira de Castelo Rodrigo – Sabugal) é fundamental para a recuperação e conservação a médio-longo prazo da sub-população ibérica de lobo a Sul do Douro. Esta região poderá funcionar estrategicamente como uma ponte de conectividade entre os núcleos portugueses e espanhóis a sul deste rio.
Este blog pretende divulgar o património Natural e Cultural da Raia, o lobo e diversas acções levadas a cabo durante a execução do projecto.
O Projecto Lobo na Raia resulta de uma parceria Grupo Lobo/Zoo Logical, colabora directamente com o ICNB e é apoiado pela Fundação Vox Populi.





2 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa, assim vai ser mais facil acompanhar os trabalhos que estão a decorrer em torno da protecção do Lobo.

    Francisco (Vigilante da Natureza)

    ResponderEliminar